Um dos aspectos mais negligenciados que vejo de encadernadores amadores é a sua escolha de adesivos ou cola; muitos dos quais dependem de PVA como uma "-one-cola-fits all 'solução. Enquanto PVA é uma boa opção para muitos aspectos em encadernação quase certamente não deve ser usado sobre outros adesivos mais adequados.
Sim, eu concordo que a preferência pessoal tem que ser tidas em conta no momento de decidir como proceder com a colagem mas isso deve ser sempre após o número de adesivos foram reduzidas ao "mais adequado" para o trabalho. Selecionando o tipo correto de cola e da técnica de aplicação mais adequado não deve ser negligenciado, é afinal muitas vezes a cola que mantém o livro juntos.
Neste tutorial, vamos ter um olhar para os tipos mais comuns de adesivos e colas que são usados no livro indústria de ligação, juntamente com as suas características, adequação aos diferentes aspectos do processo de ligação, as suas técnicas de aplicação e até mesmo algumas receitas e vídeos que irá guiá-lo através de como fazer o seu próprio - sabendo que esta informação irá quase certamente melhorar a aparência e durabilidade do seu livro ao mesmo tempo, ampliando ainda mais o seu conhecimento sobre as técnicas de ligação de livros tradicionais e, assim, levando a uma apreciação mais profunda para a arte (o mais parte importante).
Antes de começar, devemos primeiro esclarecer a diferença entre o termo 'cola' e 'cola', os quais parecem ser usados como sinônimos no mundo moderno de hoje. Colas são um 'tipo' de adesivo e são tradicionalmente feitas a partir de compostos orgânicos e tal como clarificado pelo wikipedia "Um adesivo é qualquer substância aplicada às superfícies dos materiais que os une e resiste à separação".
Então, vamos em primeiro lugar, ter um olhar para os diferentes tipos de colas de encadernação que têm sido utilizados ao longo dos anos e, em seguida, começar a tomar uma olhada nas mais modernas formas sintéticas de cola que existem no mercado hoje. Mais informações gerais sobre a história de cola aqui.
Voltando ao século 19 e do processo de encadernação que existia você provavelmente verá apenas dois diferentes tipos de cola a ser utilizado: cola animal e cola pasta (farinha de base), vamos mergulhar em cada um agora.